quarta-feira, agosto 17

CALÇA FLARE, QUEM NUNCA...

Olá pessoal, tudo bem? 

Hoje vim contar um pouquinho da história da calça flare, esta peça maravilhosa e tão democrática que tanto amamos.
Tenho certeza que você tem uma, ou teve, ou ainda terá, certo?

Na década de 40 as mulheres começaram a usar calças e optaram por este estilo flare para trabalharem nas fábricas no lugar dos homens que estavam na guerra. E este modelo foi super aderido por elas, pois proporcionava maior movimento no trabalho.

Diferentemente do que se pensava, não foram os hippies que lançaram esta moda, mas sim os marinheiros italianos e indianos que no século XV usavam calças de pernas largas feitas em algodão, linho ou lã, pois precisavam de peças práticas caso houvesse a necessidade de dobrar a barra quando o convés estivesse molhado ou mesmo para salvar seus companheiros que caíssem no mar.

Nos anos 70 os homens rendiam-se a esta moda. Quem nunca viu vídeos ou imagens de artistas como Elvis Presley, Michael Jackson (no Jackson Five), Jimmy Hendrix, ou mesmo uma foto antiga de um tio, avô. Aposto que você tem uma fotinho desta naquele albúm antigo de família. Aliás pessoal, albúm de família é uma ótima ferramenta para estudarmos história da moda, viu! :D.

Também nas novelas e nas revistas podíamos ver esta peça, que na época era um ícone da moda e em pouco tempo dominou as discotecas devido a liberdade dada ao movimento que este modelo proporciona.

E hoje ela volta com força total. 

Pode ser confeccionada em diversos tecidos: jeans, sarja, brim, oxford, malha (grossa), bandagem e muitos outros. Sua cintura pode ser alta ou baixa. Pode ser estampada ou lisa, enfim.
Hoje podemos vê-la como uma peça mais básica com a abertura da boca bem mais discreta. O importante é que esta peça voltou para ficar, podendo ser usada com camisa, bata, camiseta, blazer, pois ela combina com quase tudo.

Quanto aos calçados são muito utilizadas com sandálias e scarpins, e quanto mais altos forem os saltos maior a elegância.

Existe quem ache que a calça flare não fica bem para certos bio-tipos, mas isso não é verdade. Ela é super democrática, independente da estatura. Este modelo deixa qualquer pessoa bem vestida e alongada, pois passa a impressão de diminuir as medidas horizontais.

Para as mais baixinhas, aconselho os tecidos mais grossos, como o jeans, a sarja, ou algo que não faça volume, e claro, o salto alto. Outra dica legal é usar com o comprimento rente ao chão, cobrindo o sapato, isso aparenta ser mais alta e magra. Ou seja, todos os bio tipos podem usar e abusar deste modelo. Além disso, esta peça pode ser usada para diversas ocasiões, para trabalhar, para passear, para ir a uma reunião, enfim, sabendo combinar, não tem como não acertar!

Surpresa!!!

E para quem aaaaama esta peça e gostaria de aprender a fazer, tenho uma surpresa.
Abaixo segue o link da minha participação no Programa Mulher.Com, onde ensinei a traçar esta linda peça.
Basta clicar no link abaixo e lá você irá aprender o passo-a-passo de como criar sua própria calça flare.

CLIQUE AQUI E ASSISTA A VIDEO AULA

Beijo grande
Yrma Bortolleto :D

Nenhum comentário: